DIFERENÇAS
Principais diferenças entre a escola NAU e o ensino Tradicional
Interacção Adulto/Criança
Ensino tradicional
- O Professor foca-se unicamente nas dificuldades das crianças;
- O Professor é o único responsável pelas aprendizagens e desenvolvimento das crianças;
- Os alunos preenchem as fichas ou páginas do manual consoante as instruções que vão recebendo;
- Educadores recorrem unicamente à motivação extrínseca. As crianças são motivadas pelo seu desejo de agradar ao educador e serem recompensadas (uso da bolinha vermelha, verde, carinhas, etc).
Escola NAU
- O Professor maximiza as capacidades focando-se nos pontos fortes das crianças e ajudando a superar dificuldades;
- As crianças também têm responsabilidade nas aprendizagens e conquistas;
- Estão detalhados nos currículos de processos do professor rotinas e atividades que dão oportunidade às crianças de maximizar o seu próprio nível de estímulo;
- O Professor é aberto e eclético relativamente a todo o tipo de processos que possam envolver os alunos em atividades estimulantes que fomentem o esforço e a motivação intrínseca;
- O adulto usa estratégias objetivas, compreendidos pelos alunos, que facilitam a partilha de controlo, por ex: (Rotinas específicas, controlo e monitorização de som com medidor de decibéis, relógios de areia, etc).
Rotinas de Aprendizagem
Ensino tradicional
- As crianças estão, durante toda a aula, viradas para o professor de modo passivo à espera de serem dirigidas e receberem instruções;
- O tempo arrasta-se sem tempos determinados para atingir objetivos. A produtividade é baixa;
- O aluno não tem qualquer previsibilidade nem capacidade para gerir tempo, nem está sensibilizado para atingir objetivos;
- O professor limita-se a seguir os manuais página a página ou a mostrar powerpoints em quadros interativos durante periodos demasiado longos.
- O professor transmite conhecimentos.
Escola NAU
- Existem diferentes momentos de rotina que proporcionam oportunidades para as crianças tomarem iniciativas e envolverem-se ativamente nas suas próprias experiências de aprendizagem (Planear – fazer – rever diário).
- Os tempos são rigorosamente respeitados, e a cada momento correspondem objetivos monitorizados;
- O aluno antecipa tarefas porque as rotinas são consistentes, estabelecidas com total transparência pelo que o aluno pode prever e gerir uma parte do tempo e uma parte das tarefas;
- Os tempos de “aulas” são organizadas, com o tempo repartido em diferentes momentos, com rotinas consistentes e processos estimulantes previamente preparados
- O conhecimento está disponível na plataforma digital da escola e o professor incentiva, estimúla e desenvolve atividades autoiniciadas que promovem a apropriação do conhecimento por parte das crianças.
Ambiente de Trabalho
Ensino tradicional
- Mesas e cadeiras viradas para o professor ou quadro interativo;
- Papel, caneta e eventualmente apresentações de powerpoint disponibilizadas em quadros interativos;
- As paredes estão vazias ou são ocupadas com materiais elaborados pelo professor ou comprados (mapas, posters com abecedários, números, etc.)
Escola NAU
- Espaço de aprendizagem dividido em áreas cujo uso varia com a rotinas;
- Abundância de materiais manipulativos, que podem ser usados de formas diferentes;
- Materiais organizados de forma coerente, consistente e acessível às crianças;
- As paredes são consideradas parte integrante do processo de aprendizagem e são usadas para dar visibilidade ao trabalho e às descobertas mais significativas.
Avaliação
Ensino tradicional
- O processo de avaliação tem em vista detetar pontos fracos e não em desenvolver ou maximizar capacidades;
- Os adultos são avaliados sem feedback da equipa, apenas pelo supervisor e com autoavaliação;
- As crianças são avaliadas através dos testes.
- Cada professor “dá a matéria” à sua maneira (exposição);
- O currículo é elaborado tendo em vista exclusivamente as competências de curto prazo, estipuladas pelo Ministério de Educação;
- Os alunos transitam entre etapas de aprendizagem sem se garantir que foi feita uma apropriação dos conhecimentos que precedem a etapa seguinte;
- Conteúdos puramente académicos;
- Os conteúdos são limitados ao manual adoptado sem que haja qualquer apreciação ou extensão ao que vem no manual;
- O trabalho é limitado à preparação para os testes.
Escola NAU
- Os processos de avaliação têm em vista o desenvolvimento de todos os envolvidos e respetivos processos;
- Existe um programa de desenvolvimento para os Recursos Humanos com autoavaliação e feedback (360º) para toda a equipa;
- As crianças avaliam o seu contributo, iniciativa e desenvolvimento apresentando em reuniões formais e individualizadas com a escola e família as suas conquistas.
- As crianças participam regularmente em Assembleias de escola avaliando e sugerindo melhorias ao relacionamento e funcionamento da comunidade educativa.
- Existe um plano de qualidade que avalia de forma objetiva e compreensiva: o ambiente de trabalho (sala), respetivos processos, desempenho das crianças e adultos (professores e pessoal) etc.;
- Os indicadores de qualidade são específicos e avaliados através de uma escala objetiva, facilmente compreensível, tendo subjacente a qualidade continuada.
- A equipa está alinhada em torno de uma filosofia e pratica estruturada comum;
- Investimento em formação: Cursos nos EUA na Fundação High Scope e outros;
- O currículo visa otimizar a aprendizagem simultânea do conhecimento, das competências e das predisposições desejáveis à aprendizagem;
- Ensino por etapas garantindo que a passagem entre as etapas é real e suave;
- O currículo inclui processos, tarefas e desafios que incentivam pensar e solucionar problemas usando a criatividade;
- Sempre que possível os conteúdos são ligados a experiências da vida real;
- Os alunos elaboram trabalhos de projeto com recurso a observações meticulosas, investigações aprofundadas, troca de ideias, entreajuda, cooperação e colaboração;
- Flexibilidade para estender o conhecimento além do mínimo exigido e maximizando as capacidades dos alunos;
- A escrita é também desenvolvida com o objetivo de comunicar e partilhar com os colegas e não apenas com o professor;
- A partir do 3.º ano o Inglês passa a estar relacionado com a disciplina de estudo do meio (parceria pedagógica).